Neste
terceiro dia de Diwali o evento mais auspiciosos é a adoração a
Lakshmi. Lakshmi é a Deusa da riqueza.
Quando é representada por quatro braços, os dois posteriores carregam flores de lótus(conhecimento desenvolvido); os braços anteriores mostram suas mãos doadoras de pepitas de ouro ou gemas, símbolos da fortuna que entrega aos homens: ouro e a gema do conhecimento. As quatro mãos significam os quatro fins da vida humana (purushartas) - dharma (integridade), artha (riqueza), kama (prazeres) e moksha (beatitude). As mãos da frente representam a actividade de mundo físico e as detrás, indicam as actividades espirituais que conduzem à perfeição espiritual.
O assento de lótus, onde a Deusa se posiciona em cima, significa dizer que devemos apreciar a riqueza, mas não nos devemos tornar obsessivos por ela. Os lótus, quando mostrados em vários estágios de florescimento, representam os mundos e os seres em vários estágios de evolução. A flor de lótus sustentada pela mão direita posterior dá-nos a ideia de que devemos executar todos os nossos
deveres de acordo com o dharma. Isso conduzir-nos-à ao moksha (libertação espiritual final) que está simbolizado por um lótus na mão esquerda posterior.
As moedas de ouro que caem na terra da mão anterior de Lakshmi ilustram o seu poder de doar riqueza e prosperidade para os seus devotos. Os dois elefantes ao fundo simbolizam o nome e a fama associados à riqueza temporal. A ideia é que o devoto que obtiver a graça da riqueza não é tão somente para adquirir nome e fama ou para satisfazer o seu próprio desejo material, mas deve partilhar com o outro a fim de também propiciar-lhe felicidade. As trompas dos elefantes que sustentam cânforas das quais jorram água, representam as águas do Sagrado Ganges.
Enquanto consorte de Sri Vishnu, deidade da preservação,
a graça da Deusa Lakshmi manifesta-se como abundância,
"auspiciosidade", nutrição, bem-estar, poder,
estabilidade e divindade.
David Frawley esclarece acerca da devoção ritual a Lakshmi:
Ritualistic worship of Sri Lakshmi
All
offerings and prayer with deep shraddha (faith) and reverence paves
the way for the Devi’s benevolence and divine grace. Women must
adorn themselves with some precious jewellery to invoke the blessings
of auspiciousness.
Five
diyas or ghee lamps are lit honoring the Gods and Goddesses.
Ghatasthapana
For
the puja we place a Kalash, the clay or metal pot filled with water
and decorated with a coconut and Mango or betel nut leaves. Tie the
moli or red thread around its mouth. Place a coin, betel nut, rice
grains in the kalash.
Sri
Lakshmi pujan begins with honoring Sri Ganesha after the achaman and
pranayama. In the puja one sanctifies the asana followed by offering
water (arghya), Snana (ritualistic bath), vastra, sandalwood paste,
flowers, Durva grass, turmeric, vermilion, incense, diya or oil lamp,
Holy sacrament are offered.
Sri
Lakshmi is placed on a plate of rice in the center of an 8 petalled
lotus with consecrated rice grains (akshata). The Lotus can be made
with kumkum or turmeric powder. An offering of Naivedya is made to
the Devi Lakshmi with milk, cloves, cardamom, coriander seeds, betel
leaves, betel nut, battase (traditional sugar sweets), khilay (puffed
rice) is made to the Mother Goddess. Flowers, incense and Arati are
offered to the Devata.
Coriander
seeds and puffed rice are offered in this ritual of worship, the
reason for this being that coriander seeds symbolize wealth and
well-being and rice represents prosperity. Offer the Goddess
something auspicious like money or a silver coin.
Arati
consecrates the auspiciousness of Deepavali celebrations.
It
is the shraddha or deep faith which holds sacred with simple rituals
and prayers for universal and personal well-being. Our prayers must
invoke the Divine Grace of the Mother Goddess into our lives.
Feliz Diwali! Ilumina o teu caminho! Namaste.
Fontes: