Doula


Uma doula é alguém que serve... Serve uma mulher grávida e seu filho. É uma profissional que acredita na naturalidade do parto enquanto momento inato na mulher - um processo fisiológico ligado à mente e ao espírito femininos. Acredita no recuperar da humanização do parto enquanto ocasião de protagonismo da mulher - a figura central neste processo. Luta pelas escolhas informadas e conscientes. E neste sentido apoia a mulher e o acompanhante na preparação para o ritual do (re)nascimento.

A sua presença dá suporte emocional, conforto físico e informativo a quem vem ao seu encontro, antes, durante e após o parto. Segundo dados baseados em estudos randomizados, a presença da doula reflecte-se ao nível de diminuição de taxas de cesariana, da duração do trabalho de parto, de recurso a anestesias e analgésicos, do uso de oxitocina sintética, de fórceps, diminuição de problemas na amamentação e depressão pós-parto.

Os serviços de uma doula têm sempre em consideração a unicidade de cada gravidez e experiência de parto, pelo que os mesmos variam de acordo com as necessidade da mulher e da sua família. No entanto, segue-se um esboço do que poderá ser uma parceria:

- Num primeiro encontro a mãe e acompanhante conhecem a doula, sentem o nível de empatia e são fornecidas informações detalhadas sobre o modelo-base da assistência (temas, objectivos, horários, duração, ...).



- Doula na gravidez e parto - acompanhamento individual da grávida e do casal durante toda a gravidez e parto. Inclui quatro encontros durante a gravidez a fim de trabalhar temas importantes para a grávida e apoio na eventual elaboração de um plano de parto. 

A disponibilidade é total para a mulher a partir da 37ª semana de gestação, com a presença física da doula durante todo o trabalho de parto activo e parto e até 2 horas depois do bebé ter nascido. Esta assistência pode ser realizada em ambiente domiciliar (desde que esteja presente um técnico de saúde devidamente certificado para o efeito) como hospitalar (sempre que as condições o permitam).
Inclui igualmente duas visitas no pós-parto a fim de dar apoio em questões relacionadas com o aleitamento materno. 

Os contactos por telefone e email são ilimitados. 


- Doula no pós-partoapoio personalizado à mulher através de visitas semanais ao domicílio e de acordo com as necessidades da mãe e da família. 

Algumas tarefas incluem:
- apoio na amamentação
- ajuda emocional e física no pós-parto
- pequenas tarefas domésticas
- dar assistência ao recém-nascido e apoio nos cuidados com o mesmo
- preparação de refeições leves e nutritivas
- cuidados com outros filhos do casal
- apoio informativo ao pai e outros familiares sobre o pós-parto
- apoio telefónico e via email


- Doula na gravidez, parto e pós-parto - inclui todas as alíneas referidas.


Preços sob consulta


A doula não substitui quaisquer cuidados médicos envolvidos na assistência ao parto: não executa procedimentos médicos, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido, nem tão pouco discute ou questiona procedimentos com a equipa médica. 
Só são acompanhadas pela doula grávidas que estejam a ser devidamente seguidas, do ponto de vista clínico, por um técnico de saúde certificado para o efeito.