Por altura do dia 21 de dezembro, no hemisfério norte, celebra-se o Solstício do inverno. Com o seu festejo reafirma-se a continuação dos ciclos da vida. O inverno marca o tempo de celebração do espírito da Terra, o renascimento do ciclo do sol sob a Terra.
Serra da Estrela - Covão da Ametade |
Como já foi referido em posts anteriores, as estações do ano influenciam os elementos (éter, ar, fogo, água e terra) presentes no nosso corpo-mente-espírito. E tendo em conta que o semelhante aumenta o semelhante e vice-versa, devemos estar atentos às características que nos rodeiam a fim de nos sintonizarmos com o Universo.
Daiane Bortolon (Sala de Ayurveda) explica a forma como o planeta nos influencia: "Para compreendermos um pouco de como funciona a alimentação ayurvédica de acordo com as estações do ano, devemos primeiro voltar nosso olhar para fora do nosso planeta e perceber sua relação com o sol. O sol é como o agni (o fogo digestivo) da terra e é ele que tem o poder de aquecer e secar o planeta. Quem estuda Ayurveda, sabe da grande importância de termos sempre um agni forte e pronto para promover transformação não apenas dos alimentos mas também de todas as impressões captadas pelos cinco sentidos – pois também é função do agni. Quando este fogo orgânico está deficiente o corpo esfria, e ama (toxinas) pode ganhar terreno para começar a ser espalhar, principalmente se a dieta não está adequada. Da mesma forma acontece na relação do sol com a terra: no inverno a terra se afasta do sol e tende a ficar mais úmida e fria - características do dosha kapha e também de ama. Esta mesma influência pode ser observada no corpo humano: na estação kapha o metabolismo fica mais lento, o corpo esfria com rapidez provocando o aumento de características e desequilíbrios de natureza kapha no organismo. Naturalmente buscamos no inverno alimentos mais quentes a reduzimos a ingestão de saladas cruas para contrabalancear as qualidades do clima".
Na visão védica, o inverno é dividido em duas partes - "hemanta" ou início do inverno e "sisira" referente ao final do inverno. Hemanta é a altura ideal dentro do ciclo cósmico para fortificar a nossa conexão com a Consciência. E essa ligação pode ser efectuada através de inúmeras actividades cujo teor seja a nutrição e a construção. Construir? Edificar o nosso sistema imunitário. E a imunidade, na perspectiva ayurvédica, vai para além do físico, incluindo um plano psicológico e espiritual.
A imunidade é um conceito relacionado com a digestão. O inverno é a estação ideal para construir imunidade porque, uma vez que o nosso fogo digestivo está mais forte devido à poderosa presença do elemento fogo na atmosfera, ficamos mais predispostos a comer e digerir maior quantidade de comida. Quando a digestão é forte e o apetite é bom, a imunidade fica fortificada.
Seguindo o exemplo do descanso por parte da Natureza no inverno, podemos tirar vantagem desta tendência natural dando nutrição extra ao corpo e à mente.
Recomendações gerais:
- Evitar dormir até tarde ou durante o dia, uma vez que pode afectar a digestão e os ritmos corporais, comprometendo o sistema imunitário.
- Praticar actividades físicas para aquecer o corpo
- Praticar Yoga
- Banhos de sol diários a fim de aumentar a vitalidade e o poder digestivo
- Banho quentes com óleos essenciais
- Massagens
- Meditação
Alimentos que nutrem e equilibram o corpo:
. Dar prioridade aos sabores doce, azedo e moderadamente salgado
. Diminuir a ingestão de adstringente, amargo e picante
. Consumir comidas quentes, estimulantes, untuosas, substanciais e caseirinhas
. Evitar alimentos fritos, congelados, frios, processados
. Alimentos frescos, da estação e do local, preferencialmente biológicos
. Cereais integrais (trigo sarraceno, milho, millet, trigo)
. mel
. ghee, manteiga, iogurte, leite de amêndoa ou de soja
. Sopas com leguminosas
. Vegetais sazonais como cenoura, beterraba, batatas, batata doce, cebolas, nabo, alho-francês, abóbora, cherívia ou pastinaca
. Verdes como brócolos, endívias, alface, espinafres, repolho, couves
. Especiarias e ervas como gengibre, canela, cominho, alho, basílico, hortelã, manjerona, rosmaninho, tomilho, orégão
. Frutas da estação
Um óptimo início de inverno!