09 março 2012

Harmonia Mental

Meditation can help us rediscover our authentic selves. It can help us put aside the masks that keep us from our essential nature and our innermost desires. In helping us uncover our core truth, meditation allow us to integrate our energies of mind, body, and spirit, to reunite them into wholeness and health1.




A Ayurveda como medicina holística promove a meditação como uma terapia e, de acordo com aquela, é a capacidade de contactar com o nosso verdadeiro Ser e Atman/Purusha (consciência). 

Meditation involves placing the mind in a calm and concentrated state in which our mental energies can be renewed and transformed2

Daí a Ayurveda recomendar a meditação como parte de um regime de vida saudável. A base da meditação deve ser estipulada a partir de um estilo de vida adequado, dieta, impressões e associações sattvicas. 

For a beginner, a successful meditation is simply one that leaves you feeling tranquil and rested. (...) Whatever your condition, wherever you are, you can always breathe and bring your attention to your breath3

E tomando como exercício o referenciado por Maya Tiwari (1995), seguem os passos: sentar numa posição confortável, fechar os olhos e colocar as mãos sobre o colo ou sobre os joelhos. Inalar pelo nariz de forma lenta e profunda. Expirar pelo nariz e repetir este processo mais duas vezes. Tomar consciência do que se sente na inspiração e expiração: a pulsação cardíaca diminuiu? tem-se mais consciência da tensão nos ombros ou noutra parte do corpo, remetendo para emoções negativas? Inspirar novamente, permitindo desta vez que a respiração flua desde a base da coluna, circulando por todo o corpo, desde a ponta dos dedos dos pés até à coroa da cabeça. Expirar muito lentamente e de forma silenciosa pelo nariz. Retomar uma respiração natural.

Para os mais "avançados", existem alguns procedimentos generalizados para a meditação:
1. Sentar numa postura confortável com as costas erectas,um ponto essencial para meditar - é crucial estar confortável e relaxado. Pousar as mãos sobre os joelhos ou sobre o colo, com as palmas das mãos viradas para cima (de dia) ou para baixo (de noite). 
2. Estabelecer uma intenção para a prática.
3. Fazer um pranayama, permitindo direccionar a energia internamente.
4. Manter uma visualização por alguns minutos a fim de dissipar o campo sensorial e focar a mente internamente. A visualização pode ser através de uma cor, um desenho geométrico (yantra), imagem da natureza, deidade ou guru.
5. Repetir uma afirmação para aumentar o poder positivo do pensamento ou orar pela saúde ou desenvolvimento interior.
6. Repetir um mantra (108 X) para acalmar o subconsciente.
7. Observar a mente silenciosamente enquanto testemunha.
7. Dependendo da orientação da pessoa, tentar ligar-se a Deus ou ao Ser interior através do coração.


Vata
Vata types should practice meditation in order to calm their restless minds and nerves and to relieve their inherent tendency to fear and anxiety. (...) Meditation helps them sleep, alleviates their nervous digestion, and strenghthens their immune system, which are their main areas of weakness4.

Frawley aconselha a ter cuidado com as técnicas de meditação por parte dos vatas uma vez que podem divagar com facilidade ou o seu prana ficar perturbado. Com este sentido é necessário aprender a arte da concentração e nada melhor que praticar mantras ou visualizações em vez de tentar esvaziar a mente.

Yet vata types should not try to stop or suppress their natural mental activity either. They should let their minds move freely and naturally while seeking the deeper truth of life5.

Visualizações: utilizar imagens ligadas a água, a terra, tais como montanha, um lago ou oceano, flores como lótus ou rosa, luz como o fogo ou o nascer do sol. As cores anti-vata são as douradas ou açafrão. Ambas as técnicas são boas para limpar o campo mental.

Mantras: shrim, hrim, klim, strim, saum. Devem repetir estes mantras durante a meditação e também durante o dia, especialmente quando se sente a sair do estado de harmonia. Não devem ser cantados em voz alta, dando preferência ao sussurro ou entoar mentalmente. Precaução com o bija mantra aum porque em excesso aumenta vata, uma vez que a sua vibração é ascendente e conduz à expansão da mente. Ram também é adequado para vata porque actua na altura do plexo solar, revitalizando a área do ventre e do coração, fortificando e protegendo.


Pitta
Os pitta necessitam de meditar com objectivo de libertar toda a agressividade, raiva e necessidade de controle da vida. Através da meditação podem focalizar a sua forte energia mental de uma forma positiva até a um objectivo interior e pessoal.
A meditação não se deve tornar numa aquisição ou conquista. Devem aprender a expandir a mente e o coração.

Visualizações:
Imagens como uma floresta, uma montanha, um lago ou oceano, nuvens, céu azul, flores com cores refrescantes, a lua ou as estrelas. As cores anti-pitta são o branco, azul escuro ou verde esmeralda.

Mantras:
Saum, shrim, aim, klim. Devem ser repetidos em silêncio. Devem ser também entoados quando as emoções de pitta ficam mais elevadas e, nesses casos, fazê-lo lenta e relaxadamente. Focar a atenção no coração espiritual e no desapego do ego.


Kapha
Uma vez que necessitam de estímulo, a ideia de meditação em grupo pode ser útil, sendo necessária também uma abordagem mais disciplinada. Já que muitas vezes se deixam dormir, formas de meditação mais activas são aconselhadas utilizando mantras e pranayamas.

Visualizações
Focar a atenção em imagens que aumentem os elementos fogo, ar e éter, como o sol, o vento a mover-se através das árvores ou a expansão de um céu azul. As cores anti-kapha são dourado, azul e laranja.

Mantras
Devem ser estimulantes e activos. Entoar primeiramente de forma audível durante alguns minutos, repetindo depois os mesmos com as respirações. Krim, hum, hrim, dum, hsauh.




Boas práticas :)


1TIWARI: 2000, pp. 144-145
2FRAWLEY: 2004, p. 286
3TIWARI: 1995, p. 147
4FRAWLEY: 2004, p. 300
5Ibid, p. 300