Candida albicans é um fungo do tipo levedura que vive nos mais diversos nichos corporais, como cavidades bucal e orofaríngica, dobras da pele, tracto intestinal e genital. Uma dieta imprópria, stress, rotinas e emoções instáveis (medo, raiva) ou antibióticos e contraceptivos, comprometem a imunidade natural do nosso corpo, levando a um desequilíbrio do próprio fungo.
O crescimento anormal deste tipo de levedura apresenta-se através de sintomas muito variados e que vão desde obstipação, náuseas, fadiga, infecção genital, problemas de pele, entre outros.
A Ayurveda encara a candidíase como uma questão relacionada com a presença de ama (toxinas mentais, emocionais e fisiológicas). Recomenda uma abordagem holística a fim de restaurar o equilíbrio, passando pelas seguintes práticas:
A Ayurveda encara a candidíase como uma questão relacionada com a presença de ama (toxinas mentais, emocionais e fisiológicas). Recomenda uma abordagem holística a fim de restaurar o equilíbrio, passando pelas seguintes práticas:
. equilibrar o agni (fogo digestivo) através da utilização de especiarias digestivas de acordo com a constituição e em conjunto com linhas nutricionais específicas.
. aumentar ojas (energia vital essencial para o mecanismo de defesa do corpo) através de ervas, apoiado por um estilo de vida apropriado, icluindo exercício físico.
. Erradicar a candida através de uma dieta adequada.
A dieta é o factor principal para gerir uma candidíase. É extremamente importante ter em consideração os alimentos adequados à nossa constituição dóshica (vata, pitta, kapha) e apostar em refeições pacificadores, a fim de eliminar as toxinas e reabilitar o agni.
Evitar -
. Comidas doces, pesadas e frias sobrecarregam um sistema digestivo que se apresenta fraco, criando mais toxinas internas. Os açúcares criam um ambiente que facilita o crescimento da bactéria. Sumos de fruta e frutas muito doces também devem ser evitadas.
. Restos de comida. Mesmo quando são mantidos no frigorífico contribuem para o crescimento de mais fungos, sendo também mais difíceis de digerir que as refeições preparadas na hora.
. Cafeína, nicotina, álcool e bebidas gaseificadas.
. Comida processada e refinada.
. Pães e massas com levedura, cogumelos e amendoins.
. Eliminar leite e queijos até o fungo estar controlado. Contudo, produtos como ghee, dahi ou kefir podem ser benéficos se incluírem lactobacilos vivos. Podem ser preparados utilizando leite de cabra ou de coco em vez de o de vaca.
. Comida fermentada como vinagre e outros produtos que contenham como ingredientes alimentos fermentados.
Incluir nas refeições -
. Vegetais preferencialmente cozinhados em vapor para beneficiar a digestão.
. Beber água quente com regularidade a fim de manter o sistema digestivo limpo de toxinas.
. Fruta fresca mas que contenha um elemento amargo, como toranja ou papaia, são excelentes escolhas. A romã ajuda a aumentar a digestão.
. Cereais integrais (aveia, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, centeio, cevada) e feijões (mung, azuki) oferecem substância e fibra.
. Cozinhar com especiarias que aumentam a digestão e combatem as toxinas, tais como açafrão, pimenta preta, gengibre seco, cominhos, canela, louro, alho, assafétida e funcho. Devem ser cozinhadas e não consumidas cruas.
. O óleo de coco tem propriedades antibactericidas e anti-fúngicas e pode ser misturado com um pouco de ghee ou azeite.
Juntamente com a dieta, factores como consciencialização da respiração, da entrada de prana a cada inalação; purificação do corpo através de boas noites de sono; auto-massagens que ajudam a manter os níveis de energia e libertam toxinas acumuladas em camadas profundas do corpo; meditação e harmonização mental e emocional são também contributos para um realinhar da flora fúngica que modernamente flagela tantas mulheres.
Fontes:
http://healing.about.com/od/candida/a/auyur_candida_3.htm
http://www.alandiashram.org/school/school_html/reviews/candidiasis.html
http://lifespaayurveda.blogspot.com/2007/07/candidiasis.html
http://www.yogabhoga.co.uk/yoga-articles/candida-an-ayurvedic-perspective/