05 março 2013

O retorno à Tenda Vermelha

Adaptação do texto de Maternagem natural


Ritual de fechamento e renovação, oriundo da tradição mexicana.

Renee Kahn



Ritual pós –parto (banho de ervas e suor) – a ser realizado 3 vezes nos primeiros 40 dias

O necessário:
- 2 ou 3 mulheres (além do pai do bebé, que fica por perto com ele. Geralmente dormem). Pode ser a parteira, doula, amiga...que já saibam o que precisam fazer.
- Uma bacia ou balde grande (a mulher puérpera deve entrar dentro dele para o banho de chá)
- O chá (receita abaixo), fervido por 30 min na noite anterior e aquecido na hora (o mais quente que for confortável para mulher).
- Uma “tenda” feita com cobertores num ambiente aquecido
- Óleos de massagem (com aroma e sem para os seios)
- Toalhas, lençóis e cobertores
- Música ambiente calma e relaxante
- Termo com outro chá (receita abaixo, para ser tomado durante a prática pela mulher, prevenindo dores de cabeça); Copo com canudo.

Parte I – Massagem
No chão com isolamento, massagem intuitiva completa na mulher. Começa de barriga pra baixo, atenção nos pés mãos, costas (lombar) e pescoço. Usar, por exemplo, Lavanda ou Anis estrelado. Na frente atenção ao útero - sempre massajar de baixo pra cima – e órgãos internos do abdómen. Podem-se dizer algumas palavras durante toda massagem com por exemplo: “Honro este útero corajoso que trouxe o seu filho à vida! Agora é o momento de retornar”, etc. Nos seios, usar óleo vegetal puro, pois o bebé pode querer mamar. Se sair leite, misture-o no óleo e siga massajando vigorosamente.
Ps. Este ritual costuma estimular bastante a produção de leite.

Parte II – Banho de ervas
A mulher e mais 2 ou 3 acompanhantes entram na tenda. Ela vai para bacia ou balde, as outras derrubam o chá sobre ela, com as ervas e tudo, inclusive cabelos, rosto, costas, seios (é bom até abrir um pouco a vagina para o chá penetrar e limpar!). Nesta hora, é lindo cantar, ficar em silêncio, abrir espaço pro choro, riso, sussuros.... Depois bate-se na pele da mulher com os talos de ervas, para activar a circulação. Durante o banho, a mulher pode tomar o outro chá quentinho.


Receita do Chá do banho ‘abrasileirado’ (ferver 30 min uma panela grande):
- 1 pau de canela
- 4 ramos de alecrim
- 2 punhados de camomila
- 1 punhado de arnica
- 3 ramos de manjericão
- 1 raminho de arruda
- 3 cascas de barbatimão (ou um punhado seco)

Receita do Chá para tomar:
- Canela, alecrim e camomila adoçado ou não com mel


Parte III – Suor
Depois do banho a mulher sai da tenda envolta em toalhas, lençóis e cobertores. Tapada até a cabeça (inclusive os olhos), deixando só a boca e o nariz de fora. Deita-se na cama e transpira por uma meia hora. Pode dormir também. Quando a mulher sai desta etapa é como renascer ou re-parir.

Parte IV - Fechamento
Duas pessoas, usando o rebozo, apertam os pontos energéticos da mulher: cabeça, ombros, costelas, quadril, coxas, batata da perna, pés. Uma variação é enrolar a mulher com vários panos no chão, bem apertadinha por uns minutos.