02 fevereiro 2013

A Festa da Luz, da Candelária (Imbolc)

Por estes dias (1 e 2 de fevereiro), sagrados para as antigas tradições matriarcais, acendia-se, mais uma vez, o fogo. O culto do fogo perpétuo tem raízes na aurora da humanidade, para quem este fogo era essencial para a sua própria sobrevivência. Representando o retorno do calor e o incremento da luz solar, da Luz da Vida, o acordar da terra e a preparação desta mesma ao encontro da primavera, da fertilidade.

A Deusa céltica do Fogo, Brighid, é homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais, procurando assim despertar o fogo criador. Esta Deusa Tríplice guia-nos ao Entrudo com os seus atributos, regendo a Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), a Cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e a Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos).



A data foi cristianizada com o nome de Nossa Srª das Candeias, ou Candelárias, no dia 2 de Fevereiro, sendo uma festa igualmente feminina onde é (era) habitual haver uma cerimónia de benção e procissão das velas.
São cerca de 70 as localidades portuguesas que têm por padroeira a Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação. Entre outras tradições, esta celebração envolve uma novena, a decoração especial da igreja e uma procissão. No inicio da expansão do cristianismo, as populações mantinham a tradição pagã de acender velas, pelo que os sacerdotes começaram a encaminhar as procissões para o interior das igrejas, criando assim as procissões de velas.

Segundo alguns saberes ancestrais, este dia assinala também o inicio da floração das oliveiras (oliveiras = azeite = luz) e é tempo de se comerem filhoses (antigamente também fritas em azeite), que têm anualmente três dias específicos: o natal, 8 de Dezembro (Imaculada Conceição) e este mesmo dia.



Imbolc, Candelária, Festa de Brígida... Em qualquer das tradições em apreço celebra-se o fim do Inverno e o retorno da Luz primaveril.



Fontes:
http://castelodasandrix.wordpress.com/2011/02/01/a-festa-da-luz-imbolc-the-celebration-of-light-imbolc/

http://durvate.wordpress.com/2012/01/31/vem-ai-o-entroido-imbolc/

http://camaleaolunar.blogspot.pt/2011/01/2-de-fevereiro-senhora-das-candeias.html

http://castelodasandrix.wordpress.com/2012/02/02/imbolc-o-crescimento-da-luz/