12 janeiro 2012

Uma visão ayurvédica da sexualidade e da concepção





Por:

Vajikarana ou Virilização é um dos 8 ramos do Ayurveda responsável por cuidar da saúde no ato sexual bem como trazer o rejuvenescimento dos seus órgãos sexuais e um pré-rejuvenescimento da vida que você pretende guardar, ou seja, é também uma maneira de selecionar genes que vão proporcionar ao seu filho uma constituição saudável e conseqüentemente uma descendência saudável. A base do ato sexual pleno é a saúde física; seus "fluidos" sexuais ganham uma ótima qualidade apenas quando todos os outros tecidos do corpo também estão bem nutridos e saudáveis, pois a nutrição do tecido reprodutivo vem como produto final da nutrição dos outros tecidos do corpo.

Como assim?
Ayurveda reconhece que temos 7 tecidos (dhatus): Plasmático, Sanguíneo, Múscular, Gorduroso, Osséo, Nervoso e Reprodutivo. Além disso, reconhece que possuímos um Agni principal ou Jatar Agni - nosso fogo digestivo que faz a metabolização dos alimentos ingeridos através da separação do que será absorvido e do que será eliminado; da mesma forma cada tecido possui seu Agni. O que for absorvido via alimentação, vai nutrir o Agni do tecido plasmático, que vai nutrir o Agni do tecido sanguíneo, que por sua vez vai nutrir o Agni do tecido muscular e assim por diante, respeitando a ordem descrita acima. Sendo assim, o tecido reprodutivo recebe a nutrição ultima, e traz como produto final de todo esse metabolismo tecidual: Ojas, a substância responsável pela produção e manutenção da vida; responsável também pela nossa imunidade e a nível sutil pela nossa capacidade devocional (daí a tamanha importância que o Ayurveda da à alimentação).

Então Vajikarana utiliza os afrodisíacos, que são preparações com intuito de fortalecer o tecido reprodutivo, para que este produza de forma ótima os fluidos sexuais - poucas vezes os afrodisíacos são utilizados com o intuito de "viagra". Para que essas preparações tenham sucesso, elas precisam de um ambiente saudável, ou seja, de um corpo saudável e de um Agni bom. O que faz um corpo saudável, além de cuidar do que se coloca para dentro é cuidar do que sai, como por exemplo: diarréia e hemorragia, que são perdas nocivas dos fluidos vitais bem como sexo excessivo, que traz a perda dos fluidos sexuais e do Ojas.

Saúde no Ato
Ojas, como foi dito, é uma substância muito importante, mas não é produzida de forma ilimitada. Depois de eliminado, através da ejaculação ele demora 40 dias para ser formado novamente, e quanto maior a idade, menor e mais demorada sua produção. Portanto, apesar de popular, orgasmos freqüentes não trazem saúde, principalmente para o homem que tem uma descarga energética nervosa muito maior do que a mulher.

Para proteger o Ojas, Ayurveda recomenda ao homem, ejacular no máximo três vezes na semana na estação média do ano, e não mais do que duas vezes por mês nas estações extremas. Além do mais, ejaculação deve ser evitada logo após as refeições e durante doenças agudas e convalescência. Para a mulher, não é colocado um limite específico, porém ambos devem seguir um regime "pós-orgasmico" para prevenir distúrbios Vata, eles são: urinar, lavar o rosto, escovar os dentes, lavar o corpo e realizar apenas atividades de médio esforço.

Concepção
A gravidez ideal começa 6 meses antes da concepção, onde o casal começa a purificar e rejuvenescer seu corpo. Quando estiverem e se sentirem em ótimo estado de saúde, eles se unem e geram a semente no solo fértil da vida.

Algumas das recomendações são:
-Idealmente o casal deve fazer Panchakarma antes da gravidez para limpar o corpo e permitir maior eficácia no Vajikarana; Inclusive, muitos casais com problemas de fertilidade só conseguiram engravidar depois desse procedimento;
-Durante o ato sexual o casal deve estar com sentimentos compatíveis à vida como: felicidade, receptividade e amorosidade;
-Devem estar em um local adequado, respeitando a sacralidade do ato sexual, ou seja, o sexo concepcional não deve ser feito atrás do banco do carro, no banheiro, ou algo parecido;
-Devem estar no auge de seu excitamento, pois é dito que todo o êxtase proveniente do ato sexual pleno e sagrado é transmitido aos gametas, que por sua vez quando unidos, consolidam ao individuo formado uma fundação de satisfação que dura por toda vida;
Por fim é preciso lembrar que assim como antes da gravidez vem o ato sexual, antes do sexo vem a saúde. Gerar descendentes saudáveis é um presente a si mesmo e a toda humanidade.

Thais é professora de Yoga e terapeuta Ayurveda. Saiba mais sobre o seu trabalho em shataavarii.blogspot.com