11 janeiro 2012

Fortalecimento do períneo


Uma das recomendações ayurvédicas para as grávidas é a massagem ao períneo a partir das 36 semanas.

A Dra. Gowri Motha ("Método para um Parto Suave") refere que são práticas centenárias provenientes da Índia e de África. A preparação ayurvédica para o parto inclui um «picchu» vaginal, que envolve a introdução na vagina de um pedaço de algodão macio embebido em óleo preparado para amolecer os tecidos. Em África, pratica-se um método semelhante utilizando ervas, combinado com uma técnica de estiramento vaginal. Fazem um feixe de ervas e introduzem-no na vagina. O tamanho do feixe é aumentado à medida que se aproxima o final da gravidez. (Por vezes as ervas são embrulhadas em musselina).

Um dos seus benefícios é o fortalecimento do apana (é um sub-dosha de Vata, localizado no cólon e baixo ventre. É responsável por governar todos os movimentos descendentes do corpo, entre os quais as eliminações, menstruação e movimento de expulsão na hora do parto) e a nutrição de toda a zona à volta da vagina. A massagem ajuda a mulher a familiarizar-se com a sensação de estiramento desta área (devido ao aumento de elasticidade dos músculos e tecidos), reduz a incidência de lacerações do períneo e da vagina e ajuda a reduzir os efeitos da pressão da cabeça do bebé.

Como fazer?
Aquecer em banho-maria um pouco de óleo de sésamo biológico (primeira pressão a frio) ou ghee. No local que escolher para efectuar a massagem coloque debaixo dos seus quadris uma toalha velha para não manchar qualquer que seja a superfície. Pode ser deitada, de cócoras ou em pé com um dos mesmos apoiado numa cadeira - interessa uma posição cómoda. Lave muito bem as mãos, com especial atenção as unhas. Molhe a ponta dos dedos no óleo morno e passe em toda a região do períneo lubrificando-o. Com os dedos indicador e médio abra a musculatura da vulva e deslize os dedos ao longo da mesma. Vá aumentando a intensidade da abertura e sinta a musculatura sendo estendida. Nos primeiros dias faça uma massagem suave com intuito de hidratar. Após esses dias aumente a intensidade de abertura. O movimento é tanto de deslizamento como de expansão no sentido das laterais do corpo, efectuando-se em três direcções - para trás, para o lado esquerdo e direito. Realize a massagem continuamente com bastante óleo, aumentando a pouco e pouco a intensidade. O toque deve ser firme mas delicado.

Fontes:
Mayra Andrade