20 janeiro 2012

A prática yoguica mensal da mulher

Por Dr. Geeta S. Iyengar

"Amigos! Praticantes de yoga!
Hoje fui convidada a falar sobre a prática de yoga das mulheres e sobre as mudanças que ocorrem no corpo de uma mulher devido à suas alterações hormonais mensais. Antes de tocar no assunto, deixe-me esclarecer os fatores universais sobre yoga.

Yoga é para todos. Ninguém está excluído. Sejam homens, mulheres ou crianças, pessoas idosas, doentes ou deficientes, o caminho do yoga é aberto a todos. No entanto, você tem que praticar de acordo com sua capacidade física, mental e espiritual. Yoga é para nos dar uma maneira de descobrir ou redescobrir a nós mesmos. Nos ensina como encontrar a grande margem de capacidade máxima que temos dentro de nós, para que sejamos capazes de expor-nos a nós mesmos e descobrirmos o que realmente somos. Quando eu digo que você tem que se adaptar de acordo com sua capacidade, quero dizer que você tem que descobrir sua potencialidade, ou energia potencial que todos vocês têm dentro, e como trazê-la para a superfície, a fim de utilizá-la corretamente. Yoga interior expõe potencialidades escondidas. Na verdade, não há nada no yoga que dita o que você tem que fazer. Yoga é universal neste sentido. É inadequado dizer: "Fazer e não fazer". Nós não dizemos que isso não é ou não para ser feito. Para fazer tal diferenciação tem que haver alguma causa. Patãnjali diz que temos que descobrir em que estágio estamos e qual é o nosso nível. Precisamos saber o que é a nossa energia, o que são os nossos potenciais, o que podemos fazer e assim por diante. À medida que prosseguirmos, temos que ver que nós conseguimos cada passo de forma gradual. Em outras palavras, não há barreira, não há nenhuma restrição, nenhuma demarcação. As palavras que Patãnjali usa como potencialidades ou capacidades, são certamente muito significativas, uma vez que nem todos têm os mesmos níveis de energia, nem todo mundo pode colocar a mesma quantidade de esforço. O poder de apreender não é o mesmo em todos. O praticante tem que entender subjetivamente as potencialidades que ele ou ela tem e tentar expô-los ao caminho do yoga, ao invés de explorá-los.

Quando surge a pergunta sobre homens e mulheres, Patãnjali não disse em qualquer lugar que uma coisa é para homens e outra é para as mulheres. Ele não considera ninguém, seja homem ou mulher, mais importante do que qualquer outra pessoa. Basicamente, é o praticante, o sadhaka, a si mesmo, que tem que ser honesto em todos os momentos e sempre continuar tentando trazer fraquezas internas à superfície de modo que comece a entender-se com mais clareza. Você pode lidar diretamente consigo. Então, na medida em que a prática do yoga está em causa, não há diferença entre homens e mulheres. No entanto, devemos reconhecer algumas diferenças básicas quando o corpo biológico está em causa. Yoga é uma, mas as mulheres e homens diferem uns dos outros, e cada indivíduo é diferente do outro. Constitucionalmente não há diferença quanto ao funcionamento fisiológico do corpo, mas constitutivamente existem diferenças entre homens e mulheres. Isso não significa que o yoga é diferente para um determinado tipo de corpo, mas a capacidade ou habilidade é diferente em cada pessoa. É apenas uma questão de como adaptar a prática para que ela traga um bom equilíbrio e torne-se adequada para a capacidade aquele corpo físico e mental. Assim, devemos entender esse fato básico sobre a adoção de ajustes na prática. Além disso, os corpos das mulheres têm certas funções biológicas para executar, que precisam ser levadas em conta. Homens e mulheres têm órgãos geradores e reprodutores, mas nas mulheres o funcionamento difere dos homens. Devido a esta diferença, a prática difere. Desde que os princípios do yoga sejam observados, a sinceridade na abordagem e na aplicação da metodologia não fazem a diferença. No entanto, quando se trata da prática de asanas e prānāyāmas sua adaptação no sadhana (prática) faz a diferença. Isto tem que ser notado pelas mulheres, a fim de manter a saúde física e mental.

Hoje o assunto principal é como as mulheres podem ajustar sua prática durante seu ciclo mensal. Toda mulher sabe que seu corpo sofre algumas alterações durante o mês todo, porque a cada mês ela menstrua. É uma função importante, que a diferencia de um homem e nesse sentido tem que ser reconhecida quando sua prática de yoga está em causa.
      Um homem também tem certos hormônios que criam as mudanças em seu corpo, mas essas mudanças não são tão visíveis como as mudanças no corpo de uma mulher. Menstruação em si é a indicação da feminilidade e, obviamente, uma necessidade para a maternidade. A menstruação saudável é uma indicação significativa de um estado saudável do corpo e da mente. Temos que respeitar a nossa feminilidade, temos que respeitar nossos corpos que têm esta função muito importante a desempenhar. Obviamente, temos de ajustar nossa prática. Se não respeitar este fato, então estamos desrespeitando nossa própria existência, assim como o da futura geração. E quando eu falo do desrespeito à nossa própria existência, isso se aplica aos homens também. Embora esta conversa está relacionado às mulheres, é necessário que os homens tomem conhecimento também. Por quê? Porque de fato cada homem veio à existência por meio da existência de uma mulher, que é sua mãe, que um dia estava menstruada. Se os homens entenderem suas mães, eles vão compreender suas esposas também.
     Os homens têm um grande papel a desempenhar para manter a saúde das mulheres. Como um pai, um homem tem que ver que sua filha mantém uma boa saúde para sua feminilidade. Como marido ele tem que aprender a respeitar a saúde de sua esposa. Muitas vezes os homens não pensam profundamente sobre a força física, a capacidade fisiológica e saúde emocional de uma mulher. Muitas vezes o mal-entendido vem, especialmente quando uma mulher se sente fraca fisicamente, emocionalmente perturbada, cansada, deprimida ou mal-humorada. Se um homem sabe como lidar com tais condições, ele pode ser capaz de ajudá-la de uma maneira melhor. Então a vida será ajustável e amigável. Por isso, congratulo-me com os homens que estão assistindo a esta palestra.

Todo ser vivo tem a tendência interna de procriar. Mesmo a ameba pequena, que vive apenas por alguns segundos ou minutos, quer ver sua descendência vir à existência. Da mesma forma homens e mulheres têm essa tendência interior, que de acordo com Patãnjali é um desejo forte de se reproduzir. Asmita (egoísmo, o orgulho, consciência do eu) que de forma sutil, existe em todos nós, leva à procriação. Uma mulher, sendo orientada para a reprodução, tem que cuidar de si mesma.
Quando semeamos uma semente no campo, nós cuidamos do campo primeiro. Precisamos ver que o campo é fértil, o solo é de boa qualidade. Nós precisamos fazer muitas coisas antes de semear, de modo que o campo esteja pronto para uma cultura adequada crescer. As ervas daninhas têm de ser retiradas. Portanto, no processo de cultivo, as ervas daninhas, arbustos e grama são queimados. Da mesma forma, também é importante para uma mulher preparar adequadamente essa potência interior em seu corpo.
Ela tem que limpar seu sistema reprodutivo do interior através da circulação do sangue. Ela tem que manter o correto funcionamento dos ovários. O óvulo deve ser limpo. O equilíbrio da produção hormonal precisa ser mantido. As trompas de Falópio têm que permanecer abertas. Não deve haver qualquer bloqueio. A parede do útero não deve ser nem muito grossa nem muito fina. A sua posição tem que ser correta. Assim, sua prática de yoga tem de ter uma abordagem de todos os lados para trazer não só progênie bom, mas também para ter continuidade no yoga sadhana. Se você sabe disso, você sabe por que nós, como mulheres precisamos mudar a nossa prática ao longo do mês, a partir de uma menstruação até a próxima.
    O mês é calculado a partir do primeiro dia da menstruação até a próxima e é preciso saber as mudanças que ocorrem entre duas. Essas mudanças ocorrem nos níveis hormonais, por isso precisamos prestar atenção a eles. Deixe-me contar um fato aqui. No passado, quando uma mulher praticava, ela o fazia sozinha. Portanto, os outros não estavam cientes de que ela estava fazendo. Agora o mais comum são aulas em grupo ou em massa. As aulas são realizadas até mesmo onde as mulheres grávidas podem se reunir e praticar. Portanto, nas aulas de grupo ou de massa, quando uma mulher está menstruada ela muitas vezes não quer se separar do grupo. Ela se sente envergonhada. Mas insisto no fato de que durante a menstruação, ela deve ficar com um certo tipo de prática, um programa diferente. As necessidades de todos são diferentes, portanto, cada mulher deveria ter discriminação. Embora haja uma prática geral feita durante a menstruação, como flexões para a frente, posturas supinas e prevenção de todas as inversões, como um praticante de yoga a mulher deve compreender seus próprios problemas, suas fraquezas e as necessidades particulares de seu próprio corpo. A prática regular traz uma nova consciência dentro dela. Ela torna-se sensível ao seu corpo. O corpo fala com ela se ela quer descansar, quer dormir. Ela quer aprender por si mesma, para que os ajustes necessários e correções possam ser feitos, o que difere da prática de rotina. Devemos entender claramente que as diferenças nos níveis hormonais causam ao corpo feminino certas alterações físicas, juntamente com mudanças de atitudes mentais. Assim, a saúde das mulheres será mantida com esta forma particular de prática. Durante este período, entre uma menstruação e a próxima, uma grande mudança irá ocorrer nos níveis hormonais. Os hormônios em nosso corpo vão mudando de um dia para o outro. Às vezes nos sentimos muito ativas, capazes de ter ainda mais estresse nesses momentos que os homens. Às vezes sentimos que estamos tão exaustas que simplesmente não podemos fazer nada. Às vezes nos sentimos muito bem equilibradas por dentro, tanto quanto o nosso equilíbrio mental estiver. Em outros momentos, descobrimos que o nosso desequilíbrio emocional é tão grande que apesar de sermos pessoas fortes, se alguém diz alguma coisa, de repente ficamos perturbadas e nos tornamos instáveis. Sentimo-nos saudáveis ou não, normal ou em sofrimento em nosso corpo e mente, devido aos altos e baixos hormonais que ocorrem em nós. Tornamo-nos mais sensíveis. Às vezes nos sentimos absolutamente saudáveis e às vezes sem esperança. Se você observar cuidadosamente a si mesma enquanto pratica āsanas, você pode achar que está inesperadamente muito dura. Por mais que você tente, é como se algo estivesse prendendo você por dentro. Você não é capaz de fazer muito. Você não é capaz de dobrar, de transformar e assim por diante. Em outros momentos, você pode achar que é capaz de fazer tudo tão fácil que não sabe como as coisas podem possivelmente ser tão fáceis. Todos estes humores do corpo depende dos hormônios, de acordo com a ciência moderna. Então, primeiro temos de descobrir como se livrar desses humores do corpo e da mente e tentar manter um equilíbrio hormonal.

Em Ayurveda, não existe o conceito de hormônios. No entanto, Ayurveda não exclui situações como se tornar emocionalmente sensível, sofrendo alterações de humor, perdendo a paciência, tendo tremores no corpo e assim por diante. Obviamente todos estes problemas estão enraizados nos tridoshas, nomeados vata, pitta e kapha. Estes três humores do corpo variam, conforme a própria constituição da pessoa durante a menstruação. O início do sangramento menstrual acontece com o agravamento de vata. Menos sangramento ou a interrupção súbita de sangramento é por causa de vata. Dores no corpo são por causa de Vata. Náuseas, vômitos, sensação de repentinas de quentes e frios, excesso de sangramento ou febre acontecem por causa de pitta agravado. Embotamento, lentidão, retenção de água, inchaço no corpo e seios, aumento da distância entre dois períodos de 30 a 35 dias é por causa de kapha. Vata inicia o processo de sangria, pitta mantém a continuidade do fluxo e kapha traz a paralisação do fluxo. Basicamente, o ingrediente chamado rakta (sangue), que é um dos sete ingredientes (sapta dhatu), passa por uma transformação devido aos três humores, e ārtava, (o sangue menstrual), é lançado fora, como mala(resíduo). Portanto, Ayurveda trata do processo de correção e limpeza a partir do primeiro dia seguinte ao último dia do período menstrual. Yoga também permanece circunscrita nesta essa idéia. Assim que o período mensal termina, é muito importante começar a prática de inversões, a fim de estabelecer o equilíbrio constitucional de vata, pitta e kapha.
   Vata, pitta e kapha não só afetam as funções fisiológicas e o metabolismo do corpo, mas também afetam a mente e os nervos. A pessoa experimenta transtornos emocionais, mudança de atitudes mentais e mau humor. Eles afetam o poder de determinação, a discriminação do pensamento e a memória também. O nível de energia fica diferente por isso o desempenho é diferente. Portanto, durante a menstruação, as mulheres jovens e de meia-idade são tomadas de cuidados. Alimentos também são administrado de forma a construir força física e mental. Elas são frequentemente isoladas de sua rotina usual, a fim de descansar. Se divertem com um bom Savasana, uma longa duração do sono, com boa música, poupada do trabalho mental ou trabalhos extenuantes. Nenhuma responsabilidade é jogada sobre elas. Na verdade, os dias da menstruação são como uma licença casual e não licença médica. É um feriado merecido para as mulheres. Muitas vezes as mulheres não podem ter férias da cozinha e responsabilidades domésticas. Mas na maneira de vida dos indianos, uma mulher é completamente livre de suas responsabilidades durante a menstruação.

Agora, vamos olhar para a prática de yoga. Há uma tendência geral em praticantes de yoga à prática de asanas como se fossem exercícios físicos. Em primeiro lugar deve-se saber como generalizar a sua prática ou como fazer a prática geral, quando não menstruar. Normalmente āsanas selecionados são feitos na prática geral. Todos vocês devem compreender que se você tratar o asana como um exercício, então você deve fazer apenas os āsanas de pé, sem prestar qualquer atenção a seu ajuste estrutural. Você também pode fazer flexões para a frente e extensões para trás, a fim de ter o controle sobre os músculos e o suor. Você negligencia as inversões como Sirsasana e Sarvangasana (invertida sobre a cabeça e invertida sobre sobre os ombros). Enquanto isso, em uma sessão de prática geral, você precisa fazer os āsanas de pé, flexões para a frente e extensões para trás, torções laterais, bem como as inversões, que você precisa para manter a saúde em geral. Os asanas pertencentes a estes grupos vão cuidar da saúde geral, da correção postural e funcional do corpo. Eles vão cuidar da circulação, digestão, excreção e assim por diante.

Você muitas vezes evita a prática de Śīrsāsana e suas variações (Pārśva Śīrsāsana, Parivrttaikapāda Śīrsāsana, Śīrsāsana Baddha Konāsana, Prasārita Eka Pāda Śīrsāsana) e Sarvangasana com as variações (Supta Konāsana, Prasarita Eka Pāda Sarvāngāsana,Sarvāngāsana Baddha Konāsana), que são muito importantes para manter o equilíbrio hormonal. Assim como tomamos banho todos os dias, comemos comida, água, bebida e dormimos à noite, da mesma forma temos de praticar estes Āsana-s todos os dias. Temos que torná-los um hábito em nosso programa de prática, mesmo se nada mais for feito, invertidas sobre a cabeça e ombros com suas variações devem ser sempre feitas. Se você continuar com essa prática você vai entender o quanto isso é de ajuda para manter o equilíbrio hormonal.
   É somente durante a menstruação que você deve evitar Śīrsāsana, Sarvangasana e outras inversões.Você deve saber o motivo por detrás desta recomendação. Você evita Śīrsāsana e Sarvangasana ou qualquer inversão durante a menstruação porque as inversões são um obstáculo para o fluxo da menstruação. As inversões param o fluxo. Quando você está em pé sobre sua cabeça ou ombros retém o que deve apenas ser jogado fora. De acordo com a Ayurveda a saúde é mantida porque o organismo joga fora o que tem que ser jogado. Se isso é mantido no interior, é um meio de convidar doença. As toxinas devem ser jogadas fora. Se as toxinas (resíduos como suor, urina, fezes, gases, o sangue menstrual e pus) são retidos, em seguida, o corpo sofre. Quando você não está mantendo sua saúde assim o seu médico pergunta: "Você está constipado? Você urina adequadamente? Qual a quantidade de urina que você elimina? "Às vezes ele pede para você medir a urina eliminada. Da mesma forma durante a menstruação, o sangue que você tem que jogar fora definitivamente tem de ser jogado fora e não retido. Assim, durante o período menstrual você evita Sirsasana e Sarvangasana, a fim de não reter as coisas que deve jogar fora.
   Juntamente com as inversões acima você tem que evitar Adho Mukha VrksĀsana, Pincha Mayūrāsana, apoios sobre os braços e assim por diante. Você também precisa saber que suas pernas não devem se cansar, razão pela qual você evita os āsanas de pé. As pernas são, basicamente, a província do elemento terra. No entanto, se pensarmos na ação principal das pernas, são nossos automóveis. Podemos caminhar por causa delas. Portanto, como os caminhantes, elas são do elemento fogo.
      Ao fazer os asanas nós exigimos firmeza principalmente das pernas, sua força de fora para dentro, seu total apoio em nossos movimentos. Embora as pernas sejam controladas pela coluna lombar (ou pelos nervos das pernas, que vêm da lombar), o elemento fogo nas pernas tem que ser aceso a partir do elemento terra básica. O pesado apana vayu precisa ser feito de luz. Todas essas atividades trazem tais transformações, que passam despercebidas por nós. Mas durante a menstruação, quando o corpo tem fadiga ou já está aquecido por sua função especial de ‘formar uma placenta para o feto não nascido’ ou ‘fazer um funeral para o feto não nascido’ ou ainda ‘jogar fora o sangue não utilizado’, em seguida, as pernas precisam descansar. Os cinco elementos têm de ser acalmados. Portanto, as inversões e os āsanas de pé são evitados. Em inversões especialmente você precisa manter a firmeza das pernas, caso contrário a coluna sofre muito pelo o afrouxamento das pernas. Fazer isso no período faz o mala (resíduo) ser retido no interior, o que é prejudicial. Esta é a razão por trás da recomendação.
      Agora, como você sabe que o sangue menstrual tem que ser descartado, você não deve manter o abdômen firme. Então você tem que escolher aqueles āsanas em que você não mantenha o abdômen duro e apertado. Por exemplo, nas posturas supinas (Supta Sthiti), tais como: 1) Supta Svastikāsana, 2) Supta Baddha Konāsana, 3) Supta Vīrāsana, 4) Matsyāsana 5) SuptaPādāngustāsana, o abdome não é enrigecido, mas atenuado. Estas posturas supinas são feitas durante a menstruação, o que alivia os apertos e cólicas abdominais. Agora você deve descobrir quais āsanas são mais fáceis e quais são mais difíceis e então proceder do mais fácil para o mais complicado. Se você tiver um almofadão em suas costas, você descobre que não há aderência ou tensão abdominal. A respiração se torna mais suave e seu diafragma também ganha espaço para a livre circulação.
      Muitas mulheres e meninas têm cólicas e dores abdominais durante a menstruação. Dores nas pernas, dor no corpo, transpiração excessiva e fadiga são queixas muito comuns. Estes são os āsanas que ajudá-los. Aqueles que não podem dobrar os joelhos, especialmente os ocidentais, pode fazer simplesmente pernas cruzadas em Svastikāsana e deitar em Supta Svastikāsana que dá grande alívio. Dismenorréia ou menstruação dolorosa, na qual os ovários, trompas ou útero começam a inflamar e sofrem espasmos, é extremamente doloroso. Em tais casos, a ajuda de āsanas supinos é de grande alívio. Alguns pequenos ajustes são feitos, mas basicamente os āsanas supinos são sugeridas. Supta Padangustāsana II (Parsva Supta Padangustāsana) é feito com o apoio para se livrar do inchaço espasmo, e exaustão. Setubandha Sarvangasana feito com bolsters cruzados, com as pernas no chão ou elevadas, juntas ou separadas, ajuda em casos individuais para se livrar de cólicas abdominais, dor, nervosismo, ansiedade, medo, neurose, pressão arterial baixa, tensão mental e assim por diante."

Fonte: