19 janeiro 2012

Meditação na Aceitação

Swami Paramarthananda
23-12-2010

Vamos fazer uma meditação em valores.  

Nesta meditação tomamos as virtudes importantes mencionadas nas escrituras e alongamo-nos sobre elas. Escolho uma virtude e vejo como é importante para uma vida espiritual e vejo-me dotado dessa virtude, quer a tenha, quer não a tenha... vejo-me com essa virtude.
Primeiro vamos escolher o valor da aceitação, a aceitação de todas as situações sem escolha, situações sobre as quais não temos nenhum controle. Aprendo a aceitá-las...

Por exemplo, o que quer que tenha acontecido no passado, eu não posso mudar. O meu nascimento é um facto. A família onde nasci não posso mudar, os meus pais... a educação que tivemos... até a este minuto, aquilo por que passei não posso mudar. Nem mesmo Deus pode mudar o meu passado. Assim, aceito o meu passado. E por aceitação, o que quero dizer é: não tenho remorsos, arrependimentos, amargura, ódio em relação a ninguém, nenhum complexo de inferioridade, nenhuma frustração. O que quer que tenha acontecido, eu aceito. Eu precisei daquelas experiências para o meu crescimento espiritual. Aprendo com elas, mas não me queixo. Uma mente que aceita é uma mente que cresce. Eu estou bem, eu estou em paz, eu estou relaxado.

Shantoham
Shantoham
Shantoham
(silêncio) 

Fonte: