20 março 2014

Equinócio da Primavera

Por Omraam Mikhael Aivanhov

Ostara - Jaine Rose

(...) Já vos apercebestes de que por toda a parte, à nossa volta, está para se produzir um acontecimento que se chama "Primavera"... Ah! Já vos destes conta... É magnífico! Sente-se que tudo mexe, é uma nova vaga que brota do Cosmos e daqui a muito pouco tempo, sobre toda a Terra, as flores, as árvores, os pássaros... que adornos! Eis um dos mais extraordinários fenómenos da vida: a Primavera.

Em cada ano, tudo se renova... Sim, tudo, excepto os humanos! Esses ficam tais como são, não se põem em sintonia com esta renovação. Eles sentem bem que se passa qualquer coisa no ar, mas não se deixam influenciar. É preciso que aprendam a abrir as suas portas e janelas para que esta vida possa penetrar neles e impregná-los. (...) Porque é pena que esta renovação se produza só na Natureza, e que os humanos, demasiado concentrados sobre coisas velhas, quase não dêem por ela. É preciso estar livre, desapegado, e receber de braços abertos esta vida nova. (...) Esta voz que se faz ouvir e diz a todos os gérmens, a todas as sementes: "Vamos, despertai, crescei agora!" é de uma potência espantosa, mas a maior parte das pessoas estão surdas para ela, e continuam na mesma, entorpecidas, estagnadas.

Para um Iniciado, este período do equinócio da Primavera é muito importante. Ele sabe utilizá-lo para fazer todo um trabalho de purificação, de regeneração. Sim, não basta notar que os pássaros cantam, que as flores crescem e que as pessoas estão um pouco mais alegres. Há todo um trabalho a fazer, um trabalho de renovação. Deixai todos os outros assuntos de lado, tudo o que já está velho e caduco, e concentrai-vos unicamente na nova vida para poderdes entrar em comunicação com a enorme corrente que brota do coração do Universo.

Sim, alegrai-vos, a Primavera está aí, cantai, dançai! Dirão alguns: "Para nós, acabou-se... a Primavera é para os jovens." Aqueles que raciocinam assim separam-se da vida. Todos devem caminhar em sintonia com a renovação, porque não há aqui distinção a fazer entre jovens e velhos. Já ouvistes alguma vez árvores velhas dizerem: "Bom, sabe, nós já passámos a idade de florir e de reverdecer, deixamos isso agora às jovens?" Não, também elas, na Primavera, se cobrem de flores e de folhas. Por conseguinte, mesmo as velhas avós, mesmos os velhos avôs, devem entrar na roda, saltitar, pular, dançar e tudo lhes correrá melhor.

Como é possível não se ver que toda a Natureza pensa e nós? Em cada ano, pela Primavera, ela envia-nos todas as energias e estimulantes de que temos necessidade para o resto do ano, e cabe-nos a nós não os deixar passar sem guardar nada.

Já recebestes muito esta manhã ao nascer-do-sol. (...) Reparai ao menos no trabalho que ele faz sobre todas as sementezinhas que estavam adormecidas! Ele disse-lhes: "Mas do que é que estais à espera? Agora, é preciso dar qualquer coisa. Vamos, ála! Ao trabalho! - Mas nós somos pequenas, somos fracas... - Não, não, experimentai e vereis, eu vou ajudar-vos." E, então, todas essas sementes tomam coragem. Todos os dias o Sol as aquece, as acaricia, lhes fala, e, após algum tempo, aparecem flores magníficas ao pé das quais os poetas, os pintores, os músicos, vêm encantar-se e inspirar-se. Porque é que não há-de acontecer a mesma coisa connosco?

Nós somos sementes plantadas algures no solo espiritual (...).

É isto, pois, a renovação, a regeneração que se aproxima, e é este processo que nos interessa; tudo o resto deve ser posto de parte. Este período do equinócio da Primavera é um dos mais importantes do ano.


Fonte:
AIVANHOV, M.: O Natal e a Páscoa na tradição iniciática, Edições Prosveta, 1982, pp.77-80