04 julho 2013

Verão - sugestões ayurvédicas




During the Summer, the sun evaporates the moisture of the earth and therefore induces hot, dry and sharp qualities in the atmosphere, resulting in Pitta aggravation. In Summer sweet, cold, liquid and fatty food and drinks are beneficial. One should avoid or minimise excessive exercise and sex, alcohol, and diets which are salty, sour and pungent, or hot. In Summer time one should enjoy forests, gardens, flowers and cool water. During the night one should sleep on the open airy roof of the house, which is cooled by the rays of the moon.” (Charaka Samhita).


Por Erick Schulz 

(...)
Grisma é o nome dado à estação do verão dentro do calendário védico. O Verão é regulado pelo elemento fogo, faz aumentar o calor do nosso corpo e automaticamente a sudorese (suor), produzindo ondas de calor por todo nosso corpo.
(...)
Quando qualquer um dos cinco elementos - Ar, Fogo, Terra, Água e Éter - está em excesso em nosso organismo existe o que chamamos de desarmonia. A desarmonia mais comum na época do Verão é o excesso do elemento Fogo, causando irritabilidade nas pessoas, problemas de pele e estômago.

A alimentação e os hábitos de vida são determinantes na busca de harmonia do organismo durante o verão. Deve-se evitar a ingestão de comidas quentes e picantes, gordurosas e carnes em geral; principalmente a bebida alcoólica que é muito ingerida no verão, como a cerveja, que dá a sensação de frescor quando está sendo ingerida, mas depois de ingerida aumenta em demasia o elemento fogo do nosso organismo. É um grande risco de desarmonia do dosha Pitta, produzindo alguns excessos como azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.

Alimentos frescos e líquidos refrescantes são muito indicados durante esta época do ano. Os sabores refrescantes, segundo a medicina ayurveda, são o doce, o amargo e o sabor adstringente. É muito indicada a ingestão de suco de frutas e legumes e verduras cruas na forma de saladas com temperos refrescantes como o cominho, hortelã, erva doce, cebolinha, orégano, manjericão e coentros.

(...)

Os hábitos deverão ser bem controlados durante o verão evitando-se o excesso. A prática do yoga deve ser realizada com uma ênfase maior nas posturas calmantes e pranayamas que tragam frescor ao corpo. A meditação ao nascer e ao pôr do sol é muito bom durante essa época do ano, pois faz o organismo se ajustar com os horários da natureza e deixa sua mente tranqüila e serena, recebendo a energia do grande sol central. Mantras calmos e que tragam harmonia ao organismo sempre são bem vindos.

Buscando na natureza, iremos encontrar diversos elementos que podem ajudar a harmonizar nosso organismo no verão: as ervas são alguns desses elementos que podemos utilizar através de infusões, chás e banhos ou através de óleos na forma de massagem abhyanga ou banhos.

Existem centenas de plantas medicinais que podem nos auxiliar. A primeira característica que essa planta deve ter é potência fria, para que possa ajudar a diminuir o calor. As mais conhecidas são o hortelã, camomila, pétalas de hibisco ou rosa, capim-limão, eucalipto; podem ser utilizadas em chás para serem saboreados frios ou levemente quentes.

Podemos tomar chás diferentes todos os dias. É bom lembrar que após feito, o chá deve ser consumido em 24 horas. Algumas folhas podem ser usadas nas saladas e nos alimentos como o hortelã ou manjericão e também as frutas, como o abacaxi e o limão, dando um sabor único e especial.

A Massagem ayurveda abhyanga é muito indicada nesta época do ano, sempre utilizando óleos vegetais puros com potência refrescante, como o coco e o girassol com essência de rosas ou sândalo, ótimos para refrescar a pele. Após a massagem, um banho de água de rosas ajuda muito a manter o organismo em harmonia.

(...)

As cores frias, como branco, azul claro e verde claro, são indicadas nesta época do ano, evitando-se cores quentes como laranja, vermelho e preto. Através da Gemoterapia hindu é indicado carregar consigo pedras frias como as pedras azuis, cristal de quartzo, esmeralda e ametista, pois irão ajudar na moderação e pacificação do fogo no organismo.

(...)

A ingestão de água fresca várias vezes por dia sempre é indicada, e para as pessoas que sentem muito calor, uma boa dica é receber muito banho de lua. 

Segundo a visão dos antigos rishis que escreveram os grandes e milenares tratados do ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável, coerente com suas necessidade individuais e nunca deve deixar de ouvir os sinais internos para alcançar seus objetivos. Nesses tratados, sempre é falado que o ser humano deve ter uma vida de sabedoria, equilíbrio e devoção. 




Fonte: