25 janeiro 2013

Contemplar a vida através da semente



Que lição é para nós a longa aventura do grão de trigo antes de ele se tornar o pão que alimenta os homens! Ele é posto na terra, na escuridão e no frio, e tem de morrer para dar nascimento a um novo germe. Quando este germe sai da terra, descobre o ar e a luz e torna-se uma bela espiga. Quando chega a hora da colheita, as espigas são ceifadas e depois malhadas, pois o grão deve ser separado da palha. E as suas provações não terminam aí, pois o grão é levado ao moleiro para aí ser moído e transformado em farinha. Um dia, o padeiro mistura a farinha com água e amassa-a até ela se tornar uma pasta uniforme; depois, dá à massa a forma de um pão, e surge então a prova do fogo: o pão é posto no forno. Depois de bem cozido e bem tostado, é posto numa mesa, onde é entregue aos dentes dos humanos. E aí o grão de trigo fica feliz. Porquê? Porque serve de alimento. 

Em que é que esta aventura do grão de trigo nos diz respeito? Cada etapa da sua transformação tem o seu equivalente na nossa vida interior. Todas as provações pelas quais nós passamos servem para nos fazer crescer, amadurecer, “cozer”, até chegarmos à mesa do Senhor para sermos “comidos” por Ele.

Omraam Mikhaël Aïvanhov


Relacionado com esta mensagem, fica o depoimento de Vandana Shiva a respeito da realidade contemporânea a nível de modelos de pensamento e as suas consequências nos dias de hoje, para o indivíduo, para a vida e o planeta.