16 janeiro 2013

Maha Kumbh Mela

No dia 14 de janeiro teve início o Maha Kumbh Mela, evento que decorrerá até 25 de fevereiro. 




Celebrado a cada 12 anos por milhares de anos, o Kumbha Mela é a maior aglomeração espiritual do planeta. Peregrinos, homens santos, sábios, sadhus e iogues pertencentes a diversas linhas e tradições vêm ao Kumbha Mela para compartilhar o seu conhecimento e sabedoria, intensificar as suas práticas e unir-se nas suas jornadas espirituais. Dezenas de milhões juntam-se nas margens do rio Ganga (Ganges) num momento no qual planetas, constelações e outros corpos celestiais estão em perfeito alinhamento, criando uma poderosa corrente de energia espiritual. Essa energia é intensificada pela consciência colectiva de homens santos, sábios e peregrinos, que se unem aqui com o objectivo comum da procura da cura pessoal e transformações duradouras.




A palavra “kumbha” significa pote ou vasilhame, referindo-se ao recipiente que contém o elixir da vida, a seiva da imortalidade. Kumbha Mela é o nome dado ao momento e local exactos que acolhem esta força vital líquida. Uma das mais importantes lendas indianas conta que esse elixir da vida cai do céu a cada doze anos na confluência de três rios – Ganga, Yamuna e o místico Sarasvati – próximo à cidade hoje chamada de Allahabad, no centro-norte da Índia. Por milhares de anos, grandes sábios empenharam-se em intensas práticas em grupo neste local espiritual a fim de levar a sabedoria aos corações humanos e estabelecer harmonia no mundo físico.



História e Tradição do Kumbha Mela
A escritura mais antiga do mundo é conhecida como Rig Veda, escrita há pelo menos 5000 anos. Há um verso no Rig Veda que diz: “Há dois rios, um azul e outro branco. Ao mergulhar na confluência, onde o branco e o azul se encontram, a imortalidade é obtida. Sabedoria e conhecimento também são obtidos. E assim se contribui para o fluxo contínuo de conhecimento, sabedoria, cultura e civilização.” Essa passagem indica que o Kumbha Mela é uma tradição de pelo menos 5000 anos.
Por mais de mil anos, pessoas vindas de países do sudeste da Ásia – Malásia, Indonésia, Tailândia, Mianmar, Camboja, Laos – vêm ao Kumbha Mela. Existe um costume antigo dessas culturas no qual quando alguém da comunidade vai ao Kumbha Mela, um festival é celebrado para comemorar a peregrinação. Todos da comunidade comparecem e doam o que podem para ajudar os viajantes. Quando o peregrino finalmente retorna, após ter se banhado no Ganga no Kumbha Mela, é feita uma grande celebração. Pessoas vêm com tambores e outros instrumentos musicais para cumprimentar o recém chegado viajante. O peregrino traz consigo um recipiente contendo água do Ganga e os residentes do vilarejo se revezam na honra de carregar essa água sagrada. Centenas de pessoas comparecem somente para tocar o recipiente com a água retirada do Ganga durante o Kumbha Mela.



A Origem Mítica do Kumbha Mela
O Kumbha Mela é tão antigo que é difícil determinar quando e como ele começou. No entanto, há histórias, que de tão antigas, são chamadas de mitos e lendas. Esta é uma delas:
Era uma vez, o nosso planeta estava dominado por um grupo de demónios que vivia no fundo do oceano. Eles tinham roubado todas as grandes preciosidades da Terra: amor, compaixão, bondade, a vitalidade e o poder curativo de nossos grãos, vegetais, frutas, rios e montanhas, o poder curativo natural do amor dos pais, e a força protectora dos nossos líderes.
Um demónio, cujo nome era Shankhasura, roubou todos esses bens escondendo-os no fundo do oceano. O planeta inteiro começou a sofrer. A Mãe Terra estava tomada pela tristeza. Então, acompanhada por grandes santos, sábios, pensadores e filósofos, ela pediu ajuda ao Senhor Vishnu. Ele ouviu o pedido, subjugou os demónios, e permitiu que todas essas grandes forças, virtudes e preciosidades pudessem retornar.
Para honrar Vishnu e o seu serviço ao mundo, sábios e santos uniram-se e fizeram uma das maiores meditações em grupo: doze anos meditando às margens do rio Ganga em Allahabad. Desde então, o Kumbha Mela vem sendo celebrado a cada doze anos para comemorar essa primeira prática em grupo e para renovar o nosso compromisso em zelar por nós mesmos e pelo nosso planeta.




O Ardha Kumbha e o Maha Kumbha são ocasiões em que milhões de pessoas se reúnem para se banhar nas águas sagradas. É essa a razão principal fazer a peregrinação ao Maha Kumbha e ao Ardha Kumbha Mela. Acredita-se que um mergulho nos rios sagrados durante o Maha Kumbha ou Ardha Kumbha leva o ser humano para fora do círculo da vida e da morte, alcançando Moksha. Devotos, santos / sadhus acorrem em grande número vindos de todo o Mundo para dar um mergulho nas águas sagradas dos rios Ganges, Yamuna e o mitológico Saraswati, em Prayag (Sangam). De acordo com as tradições estes rios sagrados oferecem pureza, riqueza, fertilidade e lavam os pecados de todos aqueles que se banham nas suas águas.






Fonte:
http://brasil.km2013.com/o-kumbha-mela/