16 outubro 2012

Navratri - celebração da forma feminina do Divino


Anualmente os hindus celebram o festival de Navrātrī. Ocorrendo geralmente em setembro ou outubro, consiste em nove noites em que Devī é exaltada nas suas várias formas.

Nos três primeiros dias, Devī é exaltada na forma de Durgā, Śakti de Śiva, para que todas as impurezas da mente sejam eliminadas; nos próximos três dias, Lakṣmī Śakti de Viṣṇu, é a forma pelo qual os devotos honram Devī, pedindo-lhe que os abençoe com todas as riquezas da mente, obtendo com isto uma mente qualificada. Nos últimos três dias, Devī é adorada como Sarasvatī, Śakti de Brahmā, para que abençoe com o conhecimento.

O décimo dia é chamado Vijāya Daśamī o dia da vitória, e celebra a conquista do conhecimento sobre a ignorância. É dito que Durgā venceu Mahīśāsura neste dia, e por isto a história é sempre lembrada. Também é comum contar a história ao longo dos nove dias, terminando no décimo, quando é feita uma grande Puja a Devī.

Trecho do Artigo - Devi o Aspecto Feminino do todo por Patrick van Lammeren, publicado na edição 24 Primavera 2009, in cadernos de yoga.


Como refere Daiane Bortolon em sala de ayurveda, "cada uma destas deusas tem o poder de evocar no nosso inconsciente símbolos sagrados de transformação, abundância e conhecimento. Dedicar alguns momentos nestes dias especiais à reverência destas forças femininas promove um contacto subtil e profundo de identificação com o poder que cada uma simboliza, iluminando e desabrochando aspectos de nós mesmos que podem estar escondidos ou esquecidos.

A partir de hoje invocamos Kali Ma, a deusa negra de destruição. Nos conectamos com o poder presente dentro do nosso ser de transformar e purificar nossas consciências, limpando e removendo o que não serve mais e assim abrimos caminho para a entradas das outras deusas em nossas vidas.




Reverência a todas as formas da Deusa!