13 julho 2012

Ghee - o ouro líquido


O ghee resulta de um processo natural de purificação da manteiga, onde a parte saturada, proteica e tóxica é delicadamente removida através do cozimento. Desta forma, o Ghee é um óptimo óleo para cozinhar, pois devido ao seu alto ponto de fusão, pode ser levado a altas temperaturas sem que perca as suas propriedades. É também indicado como um substituto saudável da manteiga e dos óleos uma vez que apresenta ligações químicas estáveis entre as suas moléculas, o que torna difícil a oxidação e a formação de radicais livres.

Na Índia, o ghee é um produto de uso quotidiano, considerado sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura, sendo a gordura base da culinária indiana e importante remédio na Medicina Ayurvédica. É utilizado em diversas formulações medicinais e como óleo para massagem.

O Ghee é cultuado como “o ouro liquido” devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas - Segundo a Ayurveda, o ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e a essência de todos os tecidos do corpo, promovendo renovação física e mental; aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. Para os praticantes de yoga, o ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas).

Pessoas de constituição Pitta e Vata beneficiam muito do uso diário e constante do Ghee; porém, pessoas Kapha, devem ser mais cuidadosas e usá-lo em pequena quantidade (tanto o Ghee quanto outros óleos), pois as suas características semelhantes podem agravar a oleosidade natural desse biotipo.

Mais artigos aqui e aqui.




Fontes:
http://sohamsoham.blogspot.com.br