20 março 2012

Primavera: o Ano Novo da Terra



A primavera é um tempo de renascimento e regeneração. Tal como afirma Maya Tiwari "Spring is nature's youth, a time when we can embrace the childlike impulses that are aroused at this time".


A Ayurveda diz-nos que a primavera é predominantemente kapha na sua natureza. Durante esta estação kapha será o dosha em evidência na atmosfera, com as qualidades de frio, líquido, pesado e viscoso. Uma vez que se trata de um período de transição, devemos estar especialmente atentos as vários sinais que nos vãos sendo oferecidos.
O calor da primavera começa a derreter os resquícios da neve acumulada do inverno, o nosso corpo físico emerge de um período de hibernação. E esta é uma das razões pelas quais surgem alguns desequilíbrios (tosses, gripes, febres, alergias, sarampo, varicela) - são algumas respostas do corpo à estação. Como tal é importante purificar e limpar o sistema do acumular de toxinas durante todo o inverno.
O dosha pitta também é afectado durante a primavera, podendo resultar num fogo digestivo mais débil e inflamações.

Assim sendo, cuidados redobrados na escolha dos alimentos e actividades. Para contrariar estas potenciais desequilíbrios, a ayurveda recomenda:

- Dieta leve, quente, fresca, estimulante e numa quantidade moderada. Recomendam-se os sabores amargos, picantes e moderadamente salgados, uma vez que estes abrem os canais de eliminação, limpando o excesso de muco e líquidos do corpo. Reduzir os sabores excessivamente doces e azedos e adstringentes.
- Reduzir os alimentos crus e frios, dando preferência a alimentos levemente cozinhados: frutas, legumes, vegetais e ervas sazonais -
. espargos, brócolos, cenouras, couves, espinafres, alcachofras, cenouras, nabos,
. cevada, trigo sarraceno, millet, quinoa, amaranto,
. grão-de-bico, feijão mung, lentilhas coral,
. tomilho, salsa, oregãos, coentros.
- Evitar lacticínios (com excepção do ghee) e reduzir o consumo de carne.
- Acordar cedo de forma a não agravar o dosha kapha.
- Massajar o corpo com óleo de sésamo ou de girassol, seguido de um duche morno
- Praticar exercícios vigorosos de modo a que a linfa se movimente no corpo, prevenindo problemas de congestão. É também uma das melhores formas para estimular uma digestão lenta, ajudando desta forma na desintoxicação. Uma prática de yoga estimulante - saudação ao sol é o ideal, devido ao aumento de calor no corpo, trabalhando os músculos principais. Kappalabhati é também muito eficaz de forma a criar calor interno e queimar toxinas.
- Pequeno-almoço leve de forma respeitar a debilidade do fogo digestivo pela manhã. Uma boa forma de reforçar o poder digestivo e ajudar o corpo a assimilar melhor a comida e a eliminar as toxinas é através de um chá de gengibre fresco: colocar 2 a 3 rodelas de gengibre em meio litro de água, deixar ferver, repousar durante cerca de 10 m antes de tirar o gengibre. Juntar um pouco de limão e mel. O mel cru limpa as mucosas e reduz kapha devido ao efeito de aquecimento, limpeza e secagem dos canais.
- Almoço - comer uns pedacinho de gengibre com sumo de limão e uma pedra de sal cerca de 15m antes do almoço aumenta o poder digestivo. Ou desfrutar de uma infusão digestiva 1 h antes ou depois do almoço. Comer perto das 12h potencializando o poder digestivo.
- Jantar não demasiado tarde, com características leves e quentes. Sopas de hortaliças, arroz e lentilhas mung são algumas opções.


Foto: Conceição Roque - "Flores e Sombra na primavera alentejana


Bom renascer :)