01 março 2012

Garbhini Paricharya: ahara - dieta consciente


Garbhini paricharya é parte da obra Prasuthi Tantra e talvez seja o aspecto mais importante da mesma obra, na medida em que os cuidados pré-natal são fundamentais para bons desenvolvimentos do feto, para um tipo de parto escolhido de forma consciente e informada, para a saúde da mãe e a sua capacidade de lidar com a tensão do parto e respectivo pós-parto. Daí a justificação para uma apresentação detalhada e sistematizada de um regime a seguir na fase pré-natal segundo a Ayurveda.

Garbhini Paricharya prescreve ahara (dieta), vihara (rotinas diárias) e vichara (processo mental) a serem seguidos durante a gravidez.

Alimentação consciente
Comecemos então pela importância de uma nutrição alimentar consciente. Food, anna, is the first sanskrit word for Brahman, the Supreme Godhead. Everything in the universe is food. The inner Self, Atman, is the eater of the food which is everything. All that we see is food for the soul. Our development as a soul depends upon our ability to eat and digest the food that is our life (...)1.

A questão da adequação da dieta para uma gestante é crucial uma vez que é o seu sangue (aahaara rasa) que o feto recebe nutrição durante os nove meses no útero, e tudo o que somos é o resultado da síntese dos alimentos físicos e/ou energéticos que ingerimos. The umbilical cord is attached to the rasvaha nadi (material part of the placenta) of the mother and this carries ahararasa - virya (nutrition) from the mother to the foetus. The foethus grows by this indirect supply of nutrition2
Percebem-se então as necessidades extra-nutricionais da mãe e do feto. Os alimentos e os ambientes devem ter um carácter tal que produzam nutrientes eficientes para o corpo e a mente da mãe. O nosso corpo físico se alimenta de sólidos e líquidos, e o nosso corpo sutil (a nossa consciência e mente) se alimenta das vibrações percebidas pelos 5 sentidos. A respiração fornece energia vital para os dois corpos. Portanto, uma refeição completa é aquela saboreada com a participação dos 5 sentidos, da atenção plena e da respiração consciente3. Porque a nutrição não é só alimentar...

A linfa formada pela alimentação da mãe preenche três propósitos:
1. nutrir o corpo da mãe
2. produzir leite materno
3. nutrir o feto

Durante o período gestacional a Ayurveda preconiza uma alimentação nutritiva e sáttvica, baseada em produtos que promovam o equilíbrio das três forças vitais (Vata, Kapha e Pitta) no corpo e evitar os que estimulem desarmonia. Os alimentos são encarados como um manter da energia vital (prana) e dependendo da qualidade do seu prana têm determinados efeitos na nossa consciência. O Bhagavad Gita descreve a dieta sáttvica como aquela que promove a vida, virtude, força, saúde, felicidade e satisfação.

Como tal, os alimentos de origem biológica são os mais recomendados, devido à sua pureza e vitalidade. Evitar produtos alimentares em conserva, enlatados ou mesmo congelados. Os alimentos devem ser frescos e preparados na hora, uma vez que restos são tamásicos. Evitar comer alimentos cozinhados e crus na mesma refeição porque requerem mecanismos digestivos diferentes. Os alimentos frios e crus tendem a reduzir o fogo interno (agni) e o poder de digestão. Comer alimentos quentes e mornos, cozidos, nutritivos e bebidas quentes.

Alimentos sáttvicos durante a gestação
- LACTICÍNIOS
A Ayurveda considera o leite como sendo o alimento primeiro e o mais completo. Mas o leite é um alimento sáttvico, calmo, quando as suas qualidades permanecem puras e inadulteradas.
Milk has been used wisely but not wisely throughout the ages. Because of the coruption prevalent in today' animal husbandry industry, we are in danger of losing this firts food of the earth. The cruel treatment of animals as well as the arsenal of poisons, chemicals, hormones, and rendered pprotein used in the cow's feed all contribute to the misery of this beneficent animal and the impairment of its life-sustaining milk. When butter, yogurt and ghee are made from the organic milk now being produced by many small dairies, they are our most nourishing and healing foods4.

Leite integral (biológico), ghee, iogurtes caseiros, requeijão, queijo fresco. Regressivos são todos os produtos lácteos comerciais.

Se a grávida tem dificuldade em digerir o leite, podem-se acrescentar condimentos tais como gengibre, canela ou cardamomo, temperos que também reduzem o muco.

- AÇUCARES
Açúcares naturais, tais como geleias provenientes de cereais, geleia de arroz, malte de cevada,... Ocasionalmente açúcar biológico, demerara, de cana ou mascavo, mel cru, maple syrup.
Regressivos são o mel cozinhado, substitutos de açúcar, açúcar branco refinado.

- Óleos
Os óleos devem ser utilizados sempre com moderação, apesar de a vata ser permitido uma porção mais ampla, através de alimentos, massagens e banho. Dar preferência aos óleos vegetais de pressão a frio. Óleo de sésamo, azeite, ghee... importante é serem de boa qualidade.

- FRUTA
As frutas, em geral, são doces, ácidas e raramente têm um sabor adstringente. Devido à sua energia fria e um efeito pós-digestivo doce, é mais comum reduzirem Vata e Pitta e aumentarem Kapha. Ajudam a equilibrar os três doshas, se não forem consumidas em excesso e misturadas com outros alimentos, tendo em vista que reduzem ou enfraquecem o agni (fogo digestivo), provocando assim a produção de toxinas (ama).
As frutas secas são melhores para Kapha e agravam Vata pois aumentam os gases e ressecam os intestinos. Os sucos de fruta tendem a agravar Kapha pois têm qualidade fria e apagam o agni, principalmente quando consumidos durante as refeições e misturados com outros alimentos.
As frutas cozidas são melhores para Vata e Kapha e podem ser consumidas com especiarias como a canela, gengibre e cardamomo.

Ingerir frutas frescas, da época, da região e preferencialmente de natureza doce. Comer sempre fruta fresca fora das refeições e em temperatura ambiente porque, devido à sua natureza doce, não combina bem com a maior parte dos alimentos. Existem, no entanto, algumas excepções como a combinação com cereais integrais - arroz e trigo, se estes não forem combinados com legumes. Fruta cozinhada pode ser comida ao mesmo tempo.

- VEGETAIS
Utilizar vegetais frescos, da época e da região, preparados de diversas formas. Evitar a ingestão excessiva de cebolas e alhos.

- CEREAIS/GRÃOS
Todos os cereais integrais em grão, particularmente arroz basmati integral, arroz carolino integral, aveia, trigo, arroz doce (sushi), cevada, centeio, milho, quinoa,...
Em relação aos grãos processados, ocasionalmente pode-se ingerir bulgur, couscous, mochi, seitan, fu, pastas e farinhas, já que estes são mais difíceis de digerir.
Assim sendo recomenda-se a ingestão de cereais integrais como elemento principal da refeição, enquanto que os farináceos devem ser ocasionalmente utilizados enquanto acompanhamentos e sobremesas.

- FEIJÕES/LEGUMINOSAS
Comer feijões com moderação. Utilizar preferencialmente feijões azuki, mung, tofu cozinhado e toor dhal. Todos os outros são muito indigestos durante a gestação.
As leguminosas devem ser bem temperadas (com cominho, coentros e assafétida) ou utilizar algas marinhas para evitar a formação de gazes, provocando o desequilíbrio de vata.

- ESPECIARIAS/ ERVAS
Devem ser utilizadas ervas que promovam o equilíbrio dos doshas, mas principalmente que promovam sattva.
As ervas e especiarias que promovem pitta devem ser evitadas nos meses iniciais, como cravo, canela, cominho, pimenta, noz-moscada, com excepção do último mês de gestação, pois ajudam no estimular das contracções e trabalho de parto.

Podem utilizar-se a erva-cidreira e erva-doce, mas mesmo consideradas como ervas calmantes, as gestantes devem consultar o obstetra, pois é quem pode avaliar o estado de saúde, nutricional, incluindo os chás.

- FRUTOS SECOS / SEMENTES
Amêndoas, nozes e avelãs são especialmente nutritivas. Sementes de abóbora, de sésamo tostadas e de girassol. Ambas preferencial e levemente tostadas.

- ALGAS
Demolhar antes de usar. Arame, hijiki, kombu, wakame, nori, dulce, agar-agar.


Em jeito de resumo:
- Procurar consumir alimentos frescos, integrais, da época e do local. Caso haja possibilidade, preferir os biológicos.
- Evitar tudo o que for enlatado, conservado, alimentos geneticamente modificados e refinados
- Reduzir todos os tipos de carnes, mesmo que durante a gestação o desejo por elas aumente. Pode acontecer, uma vez que a carne literalmente encarna, ou seja, ajuda no processo de encarnação do novo ser.
-   - Não exagerar nos crus: os alimentos cozinhados são mais fáceis de digerir, mais nutritivos e dão uma sensação de conforto;
- Fazer do almoço a refeição principal.
- As frutas devem ser comidas isoladamente, cerca de uma hora antes ou depois da refeição, porque tendem a fermentar no tracto digestivo.
- As frutas não devem ser ingeridas juntamente com leite ou outros lacticínios porque a acidez da fruta coalha o leite no estômago.
- Evitar combinações complexas, especialmente quando os lacticínios estão presentes, como a lasagna; o mesmo se aplica em combinações de pão, queijo e frutas.
- Beber meio copo de água quente antes de cada refeição para activar o agni, o fogo digestivo.
- Evitar beber líquidos à refeição.
- Reduzir os alimentos muito picantes, exageradamente amargos e adstringentes.
- Não consumir bebidas e alimentos gelados, pois isto reduz o agni – o fogo digestivo, prejudicando a digestão e o aproveitamento adequado dos nutrientes.
- Desfrutar do momento de preparar e comer a refeição. Comer sentada. Alimentar-se num ambiente calmo, com conversas amenas e felizes, sem muito barulho e sem aglomerado de pessoas. Não deixar a refeição ser perturbada ou constantemente interrompida.
- Praticar a refeição com espírito de harmonia e gratidão.


As três etapas fundamentais da nutrição ayurvédica são as seguintes:
- respeitar o Ser, a constituição individual, reconhecendo os cinco elementos nos alimentos e o seu respectivo funcionamento no corpo
- respeitar a natureza, comendo segundo as estações, os ritmos e os sabores que a mesma produz
- respeitar o fogo digestivo.


1FRAWLEY: 2004. p. 167
2SINGHAL, Prof. G. D: 2007
3In http://ayurvedicamente.blogspot.com/p/lmentacao-natural.html
4TIWARI: 2005, p. 328