01 fevereiro 2012

Vem aí o Entroido (Imbolc)

Começa a época da segunda das quatro grandes celebrações do ano, o Entroido (Imbolc), uma celebração de esperança e alegria fortemente vencelhada à deusa Brigantia (Brighid ou Bride), a deusa vitoriosa.

Nos dias a seguir esta noite do 31 de Janeiro a 1 de Fevereiro desenvolve-se este festival percebido como estímulo do crescimento, o acordar da terra, da preparação dessa terra ao seu encontro com a primavera. Cumpriu-se o anunciado triunfo sobre o inverno que começou com o ano novo no Magusto (Samain), inverno que se bem ainda não rematou também não foi quem de nos vencer. É o momento então para ajudarmos a terra, pôr os assuntos da casa em ordem, mesmo de fazer uma grande limpeza, de fazer planos e de “plantar” ideias (quase como no Lugnasad). Muitos animais parem nestas datas e mesmo pode ser considerada como a festa dos bebés.

A deusa Brigantia – portadora da luz e deusa do fogo, da vitoria, da profecia, filosofia, poesia e sanação, patrona de artesãos, pastores e agricultores – guia o Entroido com os seus atributos positivos e fai que, precisamente, “entremos” numa nova época. Eis a raiz do Entroido (ou Entrudo), uma entrada a um tempo alegre mas nada a ver com o “carnavalesco“. Brigantia assegura então este trânsito e garante a promessa de renascença feita no solstício. Ela será quem acorde o deus Bel chegado o momento, mesmo quem o amamente se figer falta.

O ano já há tempo que começou, mas só agora Brigantia e o ciclo da natureza começam a nos premiar de forma especial pela nossa resiliência. Tudo vira em torno ao Imbolc agora (do velho gaélico i mbolg, “na barriga”), este embigo da vida. Albiscamos a sua luz e ficamos confiantes; há que chegar ainda, mas já estamos quase. É tempo de alçar a cabeça e rirmos!


http://moonrabbit.co.uk/


Fonte: